AULA 13 - Visualização do documentário EIS O ADMIRÁVEL MUNDO EM REDE e discussão


A visualização deste documentário teve lugar nas nossas aulas da semana de 9 a 13 de Janeiro. Agradeço a todos aqueles que vieram e aos seus contributos. Aproveitar o espaço da faculdade para discutir, reflectir e analisar é sempre a oportunidade máxima de partilha de saberes e aprendizagens (nem tanto a passagem directa de informação, arrisco até dizer que neste momento a era da informação é passado próximo, a informação sem interpretação (não necessáriamente humana) é vazia).

Aos que não puderam estar presentes deixo algumas das reflexões que fizemos:

- Máquinas vs Humanos: somos diferentes? O que nos diferencia?
- Como encaramos a inclusão de elementos digitais no nosso corpo e mente? Quais os nossos critérios de escolha? Como lidamos com a desvantagem e de que forma ela pode influenciar a nossa escolha de implementar no nosso corpo um qualquer sistema de extensão físico ou cognitivo?
- Quais as transformações que a diminuição massiva de postos de trabalho (trabalho mecânico e cognitivo) trazem para a sociedade? Que soluções?
- Em que medida todas as possibilidades de comunicação digital e online tornam as nossas relações e vidas mais felizes e de que forma potenciam ou não a sua qualidade?
- Quais as vantagens e desvantagens de ter uma sociedade (economia, comunicações, energia) dependente da rede/internet?
- O que mudaria nas nossas vidas se não existisse internet?

E qualquer outra sobre a qual vos faça sentido pensar.

O objectivo de vos trazer esta aula, considerando que está em curso uma profunda mudança na sociedade como a conhecemos, foi o de promover junto de vocês a urgência de reflectir sobre as nossas liberdades individuais, escolhas, alterações dos padrões de vida em sociedade, modelos sociais e, entre outros, analisar de que forma o desenvolvimento tecnológico (AI, dados, produção e distribuição de bens) se relaciona e interfere com estas várias questões.

TRAILLER DO DOCUMENTÁRIO